7 de março de 2013

“PREPARA-TE IGREJA, PARA ENCONTRAR COM O NOIVO.”


Texto: Efésios 5.25-27

“Marido, ame a sua esposa assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela. Ele fez isso para dedicar a Igreja a Deus, lavando-a com água e purificando-a com a sua palavra. E fez isso para também poder trazer para perto de si a Igreja em toda a sua beleza, pura e perfeita, sem manchas, ou rugas, ou qualquer outro defeito”.


1.      A volta iminente de Jesus (Mateus 24.1-12)

O retorno do Messias como Rei dos Reis está próximo. Assim como está relatado em Mateus 24, as profecias descritas por Jesus estão se concretizando e nos dando o alerta de que o Salvador está retornando para buscar a sua Igreja. Dentre as profecias descritas, estão:
  • Surgimento de falsos Messias e falsos profetas; (Igreja Crescendo em Graça / Jesus Cristo Homem, Inri Cristo, profecias do fim do mundo);
  • Nações em guerra; (EUA x Iraque, Palestina x Israel);
  • Escassez de alimentos e tremores de terra; (África, Japão/Haiti);
  • Perseguição aos discípulos de Cristo; (Mulçumanos x Cristãos).
 2.      Jesus vem buscar a noiva preparada (Efésios 5.27)

Quando o Salvador retornar será para que ocorra o resgate da Igreja, o arrebatamento. Mas o que é a Igreja do Senhor?  Quem é a Igreja? Somos todos nós que recebemos a Cristo como Salvador.
Apesar de termos recebido a Jesus, alguns entre nós estão fazendo parte de outra Igreja chamada Apostata, a qual é formada por aqueles que não estão prontos para subir com Jesus no dia do arrebatamento.
Essa separação é dada através do pecado de cada um. Nosso Deus é um Deus santo. Não há comunhão entre Ele e o pecado, assim como não há comunhão entre a luz e as trevas. Somente aqueles que estiverem em comunhão com Deus estarão entre aqueles que subirão, e estes serão a Igreja, a noiva de Cristo.
Ser a Igreja sem mancha, sem mácula, sem ruga, pura e perfeita, significa sermos aqueles os quais receberam o caráter de Cristo, levando uma vida de santidade e de fidelidade para com a Palavra de Deus.

3.      O dever de crucificar a natureza humana (Gálatas 5.24)

“As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza.”

Quantos se dizem pertencer a Jesus e ainda não crucificaram a sua natureza humana? Afinal de contas, o que é a natureza humana? São os valores mundanos criados pela natureza do homem, que por sua vez, tem sua mente que tende ao perverso.

Gálatas 5.19-21

“As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus”.

            Pense em algum conhecido seu que se enquadra em qualquer dessas situações. Note que ao final, o Apóstolo Paulo deixa claro que aqueles que fazem essas coisas não estão aptos para receber o Reino de Deus. Todas estas coisas são máculas, são rugas que podem impedir muitos de verem a Glória de Deus e serem arrebatados.

4.      Abandonar a natureza humana e viver uma nova vida (Efésios 4.25-32)

Nestes versículos, Paulo aconselhou aos Gálatas que abandonassem as más práticas e não dessem oportunidade ao Diabo para tentá-los. Quem roubava que não roube mais; quem mentia que não minta mais; quem praticava ações de natureza humana, que não pratique mais. Todos os conselhos de Paulo se resumem a uma só palavra: Renúncia. Eis então a chave da vitória do Cristão, para o alcance da vida eterna. Abandonar todas as más práticas, tudo aquilo que não provém de Deus. O Reino dos Céus é daqueles que o perseguem, que lutam para alcançá-lo. Não é uma tarefa fácil, requer muita luta.


                                         Efésios 5.15

“Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios.”

Há cristãos que há anos estão se mantendo no caminho do Senhor, e grande será o galardão deles! Mas entre nós ainda existem pessoas que não conhecem essa nova vida. Há ainda outros que dizem: “Eu não faço nada de errado, pra que eu vou pra Igreja?”. Deus está dando uma oportunidade a todos nós no dia de hoje. Oportunidade de nos voltarmos a Ele, confessarmos nossos pecados, dizer que somos falhos e que necessitamos do seu imenso amor e misericórdia. Renuncie ao pecado hoje. Você não é um super-herói que se salvará sozinho. É necessário que você reconheça e assuma que Jesus Cristo é o Senhor. É hora de renunciarmos a tudo aquilo que não provém de Deus. Lembre-se: Não há comunhão entre a luz e as trevas.  Volte para Jesus hoje.

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Quadra Jovem