14 de novembro de 2012

JOVEM, UM EXEMPLO CRISTÃO

1 Timóteo 4:12-16

Paz seja convosco irmão. Essa mensagem retrata um pouco do atual posicionamento dos jovens desta geração com relação à obra de Deus. Começo fazendo esta pergunta: Você é um exemplo de jovem cristão? Se a resposta foi sim, parabéns amado (a). Se a resposta foi não, responda: Em que você tem falhado na missão de ser um exemplo? Nesse estudo, vamos relatar algumas situações que devem ser vencidas por todos nós, para que sejamos exemplos para as gerações.

Na passagem a seguir, vemos um trecho da epístola do Apóstolo Paulo a Timóteo:

12. Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.13. Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. 14. Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. 15. Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.16. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

Timóteo era companheiro de trabalho e auxiliar do Apóstolo Paulo. Paulo escreveu esta carta para prevenir o jovem pastor com relação as falsas doutrinas que estavam sendo pregadas. Era um trabalhador novo que não abriu mão de trabalhar na obra de Deus pela sua juventude, mas agarrou a oportunidade e foi deixado com uma missão.

1- Ser exemplo aos fiéis

Vemos no versículo 12, algumas áreas em que o Apóstolo Paulo fala a Timóteo, sobre o seu dever de ser um exemplo. São eles: palavra, trato, amor, espírito, fé e pureza. Em algumas traduções da Bíblia, estão "procedimento, caridade, entre outros". Mas então, o que seria esse exemplo no procedimento? Palavra?  '-'

Na NTLH (Nova tradução da Linguagem de Hoje) está escrito: "Na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza". Vemos que Paulo dá o alerta a Timóteo sobre ele ser exemplo na sua fala e nas suas ações. Enquanto a nós, jovens, temos sido exemplo na maneira de falar ou na maneira de agir? Ou temos sido como os ímpios? Você costuma falar como um mundano ou agir como um? Pare pra analisar agora: Será que eu sou um exemplo no procedimento? D:

Enquanto a sua fé? Ela está totalmente fundamentada em Jesus? E a pureza? Sim, são de fato muitas perguntas a serem feitas. E as respostas a cada uma delas muitas vezes não agradam a Deus, porque as respostas de muitos dos leitores tem sido contrárias às respostas que Deus gostaria que fossem. Então paramos pra pensar no seguinte: Se Deus não está se agradando de algumas atitudes, então é hora de mudar a situação.

2- Fazendo a obra de Deus 

No versículo 13, Paulo deixa como missão a Timóteo "Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá" .Fazendo uma comparação com a NTLH, temos: "Enquanto você espera a minha chegada, dedique-se à leitura em público das Escrituras Sagradas, à pregação do Evangelho e ao ensino cristão"

Paulo deixou Timóteo responsável pela realização da obra de Deus. Timóteo deveria ler a Palavra, se dedicar a pregar e ensinar. A missão pela qual ele ficou responsável é a mesma que todos nós deveríamos estar fazendo. Ao acaso, não devemos cumprir o que está escrito em Marcos 16:15?  "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura". Paulo conscientizou Timóteo que, mesmo na sua juventude, ele deveria cumprir os ensinamentos. Fazer a obra de Deus. E você, jovem, adolescente, tem cumprido os seus deveres? Não precisa ser um pregador para falar do amor e da vontade de Deus nem do sacrifício da cruz. Lembre-se: Samuel foi chamado ainda criança para trabalhar com o profeta Eli no Templo. A juventude não é pretexto para a falta de compromisso com Deus.

3- Tendo o caráter moldado por Cristo

Paulo continuou dizendo no versículo 15: "Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos". Se ocupando destes deveres, Timóteo teria seu aproveitamento manisfesto a todos. O que isso quer dizer? Que o progresso de Timóteo seria notado pelas pessoas. Assim como Timóteo, quando temos nosso caráter moldado, nossas atitudes sendo de legítimos seguidores de Cristo, as pessoas passam a notar o nosso progresso. Enquanto ao seu progresso? Ao acaso tens sido notado pela mudança que Jesus está fazendo na sua vida? Se sim, você está sendo um exemplo cristão. Se não, o que está acontecendo? Talvez uma falta de vontade de seguir a Cristo ou incerteza do caminho que desejas seguir... Ou ainda não querer abandonar as coisas que o prendem no mundo. Mas saiba de uma coisa, Jesus veio para libertar-nos do cativeiro de Satanás.  \o/

4-  A salvação

Versículo 16: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem". 

A salvação seria dada com o respaldo de Timóteo ser um exemplo cristão. Sendo ele um exemplo para os que creem e ouvem os ensinamentos, ele seria um pregador que alcançaria a sua salvação e a salvação daqueles que o ouviam. O fato de ser um exemplo, de perseverar nos ensinamentos que Paulo estava dando, seria um fator primordial para se alcançar vidas para o Reino de Deus.

Notamos então que ser um exemplo cristão, mesmo na juventude, é um fator para se alcançar a salvação, tanto individual, quanto de um grupo de pessoas que escutam e creem nos ensinamentos e que o Senhor Jesus é o único caminho para a salvação.

Ser um exemplo está muito além de um mero padrão de comportamento. É o princípio onde Jesus começa a moldar o seu caráter, tornando-o um genuíno filho de Deus.

VOCÊ É UM EXEMPLO? Não sabe o que está perdendo...  :P

Nicolas Brabo

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Quadra Jovem